domingo, 22 de julho de 2007


O Burlesco me Mata de Rir...

Acabei de dizer, outro dia, que achava Lula engraçado. Disse outro dia e repito hoje. Ele é pândego, é burlesco. Então, aquilo é coisa que se diga na televisão?.. “Já mandei investigar o que há com Congonhas”! Ele falou bem assim. Cheio de pose, de autoridade. Cheio de dentes. Bem dos dentes pra fora. Ali, na horinha, todo mundo já ficou sabendo que, novamente, ele não tava sabendo de nada. Isso me causa frouxos de riso.

É uma graça. Embora sendo o mesmo e repetitivo número de sempre. Mesmo falando com aquele já conhecido timbre de amplificador pifado e com a língua batendo nos dentes, que nem Romário. É alegre, é divertido. Coisa mais boba, mais desgraçada, mais cansativa que ficou aquilo na tevê. E eu ali, me contorcendo de rir.

Comecei a rir logo que ele apareceu. Depois, diante das mesmices, fui me policiando pra não ir ao banheiro: não podia perder nada daquilo. Quando ele cantou de galo umas cinco ou seis medidas pra resolver o problema de Congonhas, quase me deu um troço. Mãe de Deus, se ele mandou investigar é porque não sabia o que é que há com Congonhas! Então, cumé que pode tomar cinco ou seis providências pra consertar aquilo que nem sabe o que é e nem onde é que está errado?!? Lula é gênio. O rei da diversão.

Diz aí pra mim: não é uma graça? Lula me abriu a boca com pão e circo. Ele me fez dar cambalhotas, me revirar na poltrona. Minha pipoca e meu guaraná se foram pro tapete. Isso é mais que graça. Chega às raias do deboche. E deboche é palhaçada. Palhaçada é gandaia entre palhaços. Pena que palhaço eu não seja e você saiba que também não é.

Então, pouquinho depois de dizer pra vocês que achava Lula engraçado, ganho de graça a comprovação. Lula é uma graça, é cômico, um pândego, é burlesco. Tem o poder de nos fazer deitar e rolar de rir. Sabe por que? Porque – como já dizia Descartes em Paixões da Alma – “A alegria que nasce do bem é séria; aquela que nasce do mal vem acompanhada de risos e burlas”.

No Brasil, a alegria de palhaço é mais que natural e sobrenatural: é oficial.
Benzódeus, quase morri de rir!


ATLETA MEIO PAN
Está na Constituição que se o presidente não tiver condições mentais ou físicas para ocupar o cargo, ele será declarado impedido. Sua vaga será preenchida pelo vice-presidente. Se Lula fizer um check-up caprichado num hospital de confiança, vão atestar que ele está em ótimas condições físicas.

CONCENTRAÇÃO

Impressionante a concentração dos atletas da maratona nesse Pan. Atravessaram o Rio de Janeiro correndo a pé e só escutaram o tiro de partida.

ZONA DO AGRIÃO

É bom que esses atletas cubanos que fugiram da vila olímpica, no Rio, já estejam em Miami. Aqui no Brasil eles estariam a perigo. Tem muito amigo de Fidel na área: Lula, Zé Dirceu, Zé Genoíno, Chico Buarque...
Não Digam Nada...

O gaúcho é conhecido – dentre outras mil virtudes - por sua valentia. Eu mesmo, nunca recusei uma parada. Mas, agora, me confesso meio acovardado.

Esse governo me mete medo; o Congresso me mete medo; eu tinha medo do ACM; eu tenho medo dos que têm medo do Renan... Sou um medroso. Mas, por favor, não saiam espalhando isso por aí. Não quero ficar vaidoso.

E, pelamor de Deus, não deixem também os partidos políticos saberem disso. Não adianta, nunca assinei, nem vou assinar ficha com nenhum deles. Odeio cargos, secretarias, chefias...

Nenhum comentário: